Caraguatatuba reforça cuidados para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti
Em recomendação a Secretaria Estadual da Saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a população os cuidados dentro de casa para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O foco da Campanha é mostrar que a dengue é uma realidade no cenário pós-pandemia e o que é pequeno e difícil de ser visto ainda oferece perigo para população. Hoje, o mosquito é responsável por quase um milhão de mortes no mundo a cada ano.
Caraguatatuba não registrou óbito no último ano, mas o alerta é realizado frequentemente para que não haja aumento de casos graves da doença.
A prevenção da doença deve ser compartilhada com a população, eliminando qualquer possível criadouro nas residências com água parada. O prato do vaso de planta é um dos principais focos do mosquito. Elimine-o ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre eles para acumular água.
Além disso, é importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente. Os pneus usados devem ser descartados nos Ecopontos. Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais e entregues para Coleta Seletiva, assim como outros resíduos de reciclagem, devem ser mantidos em saco fechado e em local coberto.
Baldes devem ser guardados virados para baixo, assim como garrafas de vidro. Calhas e lajes devem ser verificadas para que não acumulem água. Nos banheiros é importante manter o vaso sanitário e ralo tampados.
Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones (12) 3887-6888 ou 156.