Prefeitura de Caraguatatuba estima mais de 15 mil pessoas em três eventos neste final de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba tem apostado no resgate de grandes eventos para movimentar a economia antes mesmo de começar a alta temporada de verão.
Além de consumo no comércio local por parte dos visitantes, a taxa de ocupação em hotéis e pousadas tem aumentado aos finais de semana.
Festival do Mexilhão, Festival do Food Truck e o Aloha Spirit Festival devem atrair para Caraguatatuba pelo menos 15 mil pessoas somente neste final de semana.
Depois de 10 anos, Caraguatatuba vai reviver o Festival do Mexilhão, tradicional evento gastronômico e cultural do município. A festa será realizada entre os dias 11 e 13 de novembro e retorna ao calendário oficial do município.
O evento, organizado pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, chega a 12ª edição com o objetivo de promover a cultura caiçara, a divulgação da maricultura e o fomento do turismo da região.
Nos três dias, o público poderá degustar diferentes pratos elaborados à base de mexilhão para todos os gostos, como marisco ao molho, lambe-lambe, bolinho de mexilhão, panqueca e lasanha, entre outras preparações comercializadas em barracas. O evento será realizado na Praça Irmã Lucila (Avenida Maria Carlota), no bairro Massaguaçu, das 19h à 0h na sexta-feira (11), das 12h à 0h no sábado (12) e das 12h às 22h no domingo (13).
Já o Festival de Food Truck de Caraguatatuba espera levar à população os diferentes sabores da comida de rua, mesclando gastronomia de qualidade e preços acessíveis. O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de novembro, na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro. O local terá a Praça de Alimentação, incluindo Food Trucks, Food Bikes e Food Karts destinados à venda de pratos como lanches artesanais, churrasco, pizzas, sorvetes, cerveja artesanal, entre outras opções. O festival ocorrerá na sexta-feira (11), das 18h à 0h, no sábado, domingo e segunda (12 a 14), das 12h à 0h e, na terça-feira (15), das 12h às 22h, contando com a animação de bandas e artistas locais e de convidados da região.
E por fim, Caraguatatuba recebe uma edição especial do Aloha Spirit, maior evento de esportes aquáticos do mundo, entre os dias 12 e 13 de novembro. Estão previstas disputas nas modalidades de Canoa Polinésia/Va’a, Stand Up Paddle (SUP), Paddleboard e Natação em Águas Abertas, com provas distribuídas entre classes como Amador, Pró, Junior, Máster, Open e PcD, em competições individuais, em duplas e por equipes. Segundo a organização do evento, são esperados cerca de 600 atletas participantes, entre amadores e profissionais.
Outros eventos
No último final de semana, a movimentação na Praça da Cultura ficou por conta do Aviva Caraguá 2022 com a participação de 10 mil pessoas em três dias de evento. E pela Copa Caiçara de Jiu-Jitsu realizada no Centro Esportivo Municipal, foram pelo menos 1,7 mil pessoas, entre espectadores, organização e atletas.
Já a Exposição de Orquídeas, Caraguá Beer Festival e o Empreenda Caraguatatuba foram os principais eventos em outubro e movimentaram o comércio local. Somente no 4º Empreenda Caraguatatuba foram mais de 11 mil visitantes e R$ 13 milhões em negócios fechados.
Em setembro, os eventos esportivos foram destaque em Caraguatatuba: MMA Brazil Tour com a participação de 3 mil pessoas no novo Ginásio do Casa Branca e o X-Terra Etapa Caraguatatuba, disputado na praia Martim de Sá e que reuniu mais de 1,5 mil pessoas.
Feliz em te ver
E Caraguatatuba se prepara para uma temporada diferenciada e com movimentação recorde, após dois anos de pandemia.
De acordo com o calendário oficial de eventos, ainda em novembro a cidade receberá Mostra de Violões, Festival da Canção e a Final do Campeonato Paulista de BMX.
Em dezembro, a programação prevê Abertura do Natal, Festa de Iemanjá, Jogos Regional da Melhor Idade (Joremi), a 4ª Etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, queima de fogos e a abertura dos shows de verão.
“A ideia é resgatar os grandes eventos, como o Festival do Mexilhão que retorna depois de 10 anos. Nosso objetivo é movimentar a economia local na baixa temporada, além de gerar emprego e renda aos nossos munícipes. É um preparativo para a alta temporada de verão que está chegando. Tenho certeza que teremos uma estação muita movimentada, com eventos promovidos pela Prefeitura, além de praias movimentadas e uma cidade segura com a chegada da Guarda Civil, a implantação de câmeras de monitoramento e a Operação Verão das Polícias, em parceria com o Governo do Estado”, avalia o prefeito Aguilar Junior.