São Sebastião registra recorde de movimentação portuária para o período de janeiro a julho
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), informa que o município registrou recorde de movimentação portuária para os primeiros sete meses do ano. A movimentação de carga entre janeiro e julho de 2022 foi de 490.951 toneladas, a maior registrada para o período desde 2016, ano em que o monitoramento dos indicadores começou a ser feito.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a movimentação de carga atingiu 396.494 toneladas, o aumento na foi de 23,82%; e em relação a 2016, ano em que foram movimentadas 318.634 toneladas de carga, o aumento foi ainda mais relevante, de 54,08%.
O recorde é observado também quando analisamos o mês de julho isoladamente, quando foram movimentadas 110.094 toneladas de carga, maior movimentação registrada para este mês desde 2016.
Os indicadores apresentados pela SEPLAN também mostram que a receita obtida pelo Porto de São Sebastião de janeiro a julho de 2022 – R$ 15.859 milhões – apresentou aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.
Se comparada ao ano de 2016, quando a receita para o período foi de R$ 8.435 milhões, observamos aumento de 88%. Em outro paralelo, a receita de janeiro a julho de 2022 já é equivalente à receita obtida durante todo o ano de 2016.
Os recordes e ótimos resultados foram impulsionados, de acordo com análise da SEPLAN, pela obra de duplicação da Rodovia dos Tamoios e investimentos em infraestrutura municipal promovidos pela atual gestão.
Nos próximos anos, a previsão é de números ainda melhores, devido às obras em andamento do Contorno Sul da Tamoios, também chamado de Contorno São Sebastião, que visa melhorar o escoamento do fluxo da Rodovia dos Tamoios até o Porto.
O monitoramento dos indicadores faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado, instrumento de planejamento utilizado pela SEPLAN para o estabelecimento de diretrizes, projetos e ações às secretarias municipais para os próximos anos, integrando, por meio das ações, o desenvolvimento municipal.
Os dados foram obtidos no site da Companhia Docas de São Sebastião (http://portoss.sp.gov.br/), empresa pública estadual que tem como objeto social a administração e a exploração do Porto Organizado de São Sebastião.