Profissionais de enfermagem de São Sebastião concluem intercâmbio em Fort Lauderdale na Flórida (EUA)
Os seis servidores públicos municipais de carreira da Prefeitura de São Sebastião, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem, concluíram o intercâmbio de Segurança Pública e Medicina de Emergência na cidade de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), neste sábado (18). Desde segunda-feira (13) eles participaram de treinamento e conheceram o funcionamento da estrutura dessa área na cidade americana.
Neste último dia de aprendizagem, teórica e prática, a jornada de saúde contou com uma prática intensa nas ambulâncias dos paramédicos americanos, procedimentos em serviços de urgência, emergência, resgate e hospitalar.
Na quinta-feira (16), visitaram o Hospital Broward Health Medical Center. Na terça-feira (14) participaram de uma conferência de urgência e emergência médica e vivenciaram uma qualificação de uma competência profissional entre várias equipes, considerada mais uma oportunidade para avaliar como é feito no Brasil e a técnica utilizada pelos profissionais americanos, ou seja, analisar a diferença entre as práticas para aplicar aprimoramentos.
Na segunda-feira (13), os enfermeiros de São Sebastião participaram de mais um importante encontro, na sede da prefeitura, no qual conheceram o prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis; o Cônsul Embaixador do Brasil em Miami, André Odenbreit Carvalho; com o Presidente da Greater Fort Lauderdale Sister Cities International (GFLSCI), Russell Weaver; e com a presidente do Brazilian Business Group (BBG), Elizabeth Alderete.
O BBG é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo unir e fortalecer as comunidades empresariais brasileiras e não brasileiras, expandir seus negócios e criar novas oportunidades de receita. Este grupo de empresários foi o responsável por financiar a hospedagem dos sebastianenses.
Os intercambistas também realizaram uma visita técnica à 53ª Estação de Bombeiros, acompanhados pelo Capitão do Corpo de Bombeiros de Fort Lauderdale (EUA), Gabriel Zahora, e conheceram o Chefe dos Bombeiros Rhoda Mae Kerr.
Zahora esteve em São Sebastião entre os dias 27 de abril e 4 de maio, período em que participou da Jornada de Gestão de Emergências em Desastres Naturais e cumpriu uma série de reuniões e visitas técnicas às equipes de instituições de Saúde e Segurança do município.
Após a semana de imersão no sistema de saúde americano, os participantes serão multiplicadores do conhecimento adquirido, ministrando formações e atualizações para a equipe de saúde sebastianense.
O intercâmbio é fruto da parceria de cidades-irmãs, agora em seu 27° ano, entre São Sebastião e Fort Lauderdale. O protocolo de intenções assinado pelos municípios teve como objetivo criar mecanismos de cooperação e partilha de conhecimento em várias áreas, além de fortalecer os laços de amizade e cultura entre as populações dos dois municípios.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto e o então prefeito de Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, John P. “Jack” Seiler, assinaram em 11 de março de 2017, um “Memorando de Entendimento” que retomou o convênio de “Cidades-Irmãs”, existente entre os dois municípios desde 18 de novembro de 1995, ou seja, 27 anos.