Equipes da Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae elaboram programa para inclusão produtiva
Representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Educação e Gabinete, por meio do Sebrae, de Caraguatatuba, trabalham em conjunto para a elaboração do programa Fortalecimento Local da Inclusão Produtiva (Flip) com famílias em vulnerabilidade social, dentro pro programa Consórcio Empreendedor.
Esse programa é especialmente voltado para sensibilizar e qualificar atores locais estratégicos para o desenvolvimento de projetos que tenham a inclusão produtiva como tema central. Ele visa e habilita técnicos, gestores públicos e atores locais a compreenderem o que é inclusão produtiva, como identificar oportunidades para elaboração de projetos, quais os recursos disponíveis e qual o papel da assistência social como promotora da inclusão produtiva.
Neste mês de abril, o grupo se reuniu com o objetivo de formatar o material documental que vai tratar de cada etapa, onde cada um vai poder contribuir para atender famílias que hoje já são cadastradas no Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e os recursos disponíveis para o atendimento dessas famílias.
Na atual fase, os participantes são instruídos sobre os fatores primordiais que devem ser considerados para um projeto efetivo de inclusão produtiva. Além disso, ao final dessa solução, será elaborado um plano de ação para a construção de projetos locais de inclusão produtiva.
Na primeira fase já existem as famílias atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, sendo seis turmas com 15 pessoas cada, com a sensibilização e elevação da auto estima. O próximo passo é a qualificação, que vem por meio de curso do Fundo Social, Senai, Sesi, entre outros que forem identificados para esse público.
“A última fase vem por meio do empreendedorismo com colocação no mercado do trabalho e mesmo se tornando um micro ou pequeno empreendedor”, explicar Cauê Rúbio, gestor do Sebrae em Caraguatatuba.