Sabesp e Prefeitura de São Sebastião firmam parceria pioneira para implantação de saneamento básico em bairro de Juquehy
Depois de passar por um processo de regularização fundiária, o núcleo vila Carioca poderá receber serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto
A Sabesp e a Prefeitura de São Sebastião acabam de assinar uma parceria que vai atender uma antiga reivindicação da comunidade do núcleo Vila Carioca, em Juquehy. Antes considerada área irregular, com o acordo, o local poderá ser contemplado com os serviços de saneamento básico. A assinatura da parceria ocorreu nesta terça-feira (5/4) e contou com a participação do superintendente da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno; do gerente da Companhia em São Sebastião, Fernando Garcia Lopes; do prefeito Felipe Augusto; e de secretários municipais.
Depois de passar por um processo de regularização fundiária, o núcleo vila Carioca agora poderá receber serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. As ações serão inseridas no cronograma de obras da Sabesp previstas para o município de São Sebastião. A parceria é pioneira na região e servirá de base para outras cidades do Litoral.
O cronograma de trabalhos é composto por etapas. Primeiro, o município finaliza toda regularização fundiária e faz a inserção do local (a Vila Carioca) na chamada “área atendível”, estipulada em contrato assinado em 2019 entre Sabesp e município. Em seguida, são elaborados pacote técnico e projeto; depois abre-se licitação e o encaminhamento para obtenção das licenças e autorizações. E, por fim, se dá início às obras de implantação das redes de água e esgoto.
O superintendente da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou a importância da parceria.
“É um marco para o Litoral Norte e com esta iniciativa atuamos de forma positiva e, em conjunto com a Prefeitura de São Sebastião, para criar soluções e condições para antecipar os investimentos com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em locais onde hoje não existe saneamento básico adequado”, reforçou Bueno.