Tenista caraguatatubense Igor Marcondes decide se afastar das competições internacionais
O tenista caraguatatubense Igor Marcondes, de 24 anos, 276º do ranking da ATP(Associação de Tenistas Profissionais) publicou em suas redes sociais nesta quinta-feira (03/2), que após receber um comunicado oficial da ITF (Federação Internacional de Ténis ) de que supostamente teria violado o programa antidopagem, decidiu se afastar das competições internacionais para se dedicar a defesa perante a ITF.
Igor Marcondes disse ainda que decidiu procurar ajuda profissional e se afastar do circuito internacional para poder se dedicar a melhor defesa perante a ITF. Ele finalizou a postagem agradecendo o apoio que tem recebido e informando que se dedicará ao máximo para voltar o mais rápido possível as competições. Ele adiantou ao Noticias das Praias que não concederá entrevistas sobre o assunto por enquanto.
A Federação Internacional de Ténis é a entidade que governa o ténis mundial, sendo composta de 202 associações nacionais de ténis. Ela foi fundada como International Lawn Tennis Federation em 1913, na França. A ITF já puniu Igor por nove meses em 2018. Confira o comunicado postado pelo tenista:
Em setembro de 2018, o tenista caraguatatubense foi punido após ser pego no exame antidoping em março daquele ano. A ITF (Federação Internacional de Tênis) puniu o tenista com nove meses sem jogar, contabilizados a partir de 8 de março de 2018, data da análise de sua urina, na qual foi encontrado a substância diurética hidroclorotiazida, proibida pela WADA, a Agência Mundial AntiDoping.
Após uma série de exames nos suplementos, realizados em um laboratório localizado em Montreal, no Canadá, ficou provado a presença da substância, bem como o fato da receita utilizada pela farmácia não respeitar nem mesmo a composição prescrita pelo médico de Igor. Por conta deste erro, Marcondes entrou com uma ação na justiça contra a farmácia.
Nova suspeita
A nova suspeita de doping chega num momento em que o tenista vive a sua melhor fase. O tenista conquistou recentemente dos torneios challengers de Florianópolis, em dezembro e de Blumenau, em janeiro, ocupa atualmente a 276º colocação no ranking da ATP(Associação de Tenistas Profissionais) e é o quinto melhor tenista brasileiro na atualidade.
O tenista caraguatatubense cresceu assustadoramente nos últimos dozes meses. Ele é treinado por Franco Ferreiro na ADK Tennis, um centro de treinamento de tênis situado em Itajaí(SC), focado na formação e desenvolvimento de jovens tenistas voltados a competição e alto rendimento dentro da modalidade.
Até o começo do ano passado, Igor era o 827 do mundo e até o começo de dezembro estava fora dos 500 melhores da ATP. Hoje, conforme lista atualizada perla ATP, Marcondes ocupa a 276ª posição no ranking mundial. Em um ano, Igor avançou 540 posições no ranking (no início de 2021 ele ocupava 827ª posição).
Fonte: Noticias das Praias