Moradores denunciam que 15 gatos foram envenenados na região Sul de Caraguatatuba
Donos de gatos estão apavorados e o caso já foi denunciado através de boletins de ocorrências à delegacia a fim de evitar outras mortes de animais.
Moradores e protetores de animais denunciaram à polícia a suspeita que 15 gatos tenham sido mortos por envenenamento no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. O último caso foi registrado neste sábado (06), quando um felino foi encontrado morto num terreno baldio no bairro com a boca cheia de espuma com suspeita de envenenamento. Outra denuncia também da conta que gatos no bairro Benfica na região central da cidade, estão sendo mortos por tiros de chumbinho.
Uma moradora que achou melhor não se identificar, contou desesperada que não pode fazer nada para ajudar um gato que estava agonizando depois de comer alguma coisa envenenada dada por alguém de moto. “Uma moto por volta de 03h30 parou aqui na porta e logo depois o gato começou a passar mal, uma amiga tentou ajudar o animal, mas ele já estava com os olhos estalados e a boca espumando”, contou a moradora que tem gatos e está assustada com a mortandade dos animais no bairro.
Nos últimos 20 dias, já somam 15 gatos mortos que foram encontrados por seus donos em casa, ou por moradores na rua, ou em terrenos no bairro mortos. “No sábado mais um envenenamento aqui na Rua, Santa Isabel, no bairro Perequê-Mirim, um gato em fase terminal num terreno baldio. O rapaz pegou o animal que fica ao lado onde uma moradora teve três gatos envenenados. Estamos com muito medo”, finalizou.
Tiro de chumbinho
Nesta semana uma moradora do bairro Benfica na região Central de Caraguatatuba, foi até à delegacia para registrar um boletim de ocorrência, depois que seu gato foi vítima de tiros de chumbinho. Até momento ninguém foi preso. A moradora fez um alerta em grupo de WhatsApp contando o que aconteceu com seu gato e postou uma foto. Em todos os casos a Polícia Civil de Caraguatatuba investiga.
Maus-tratos
Quando o assunto é denúncia de maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui legislação pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes
Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, na cidade de Caraguatatuba no Centro de Controle de Zoonoses, (12)3887-6888 ou no meio ambiente no caso aqui Polícia Militar Ambiental (12)3886-2200.
Acompanhe o relato de uma moradora do bairro (Atenção a imagem está desfocada para preservar a pessoa que mora no bairro).