Prefeito Felipe Augusto destaca ritmo acelerado da vacinação contra a Covid-19 em São Sebastião
Em duas horas e meia desta quarta-feira (5), a Prefeitura de São Sebastião realizou a imunização de mais 1.100 pessoas
Em sua live semanal, desta terça-feira (4), o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou o ritmo acelerado da vacinação na cidade, que nesta quarta-feira (5) avançou muito mais. Até o momento da live, haviam sido vacinadas quase vinte mil pessoas, número superado nesta-quarta.
Na apresentação dos números relativos ao enfrentamento à pandemia da Covid-19 no município, que tem aproximadamente 90 mil habitantes, o prefeito chamou a atenção, entre outros índices favoráveis, para o número da vacinação na cidade. Até o momento da live, haviam sido vacinadas 18. 599 pessoas, sendo 11. 682 na primeira dose e 6.917 na segunda dose. Nesta quarta-feira, porém, esse número foi superado, uma vez que somente em duas horas e meia iniciais de vacinação a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou a imunização de 1.100 pessoas. A campanha continuou, ao longo do dia, até a finalização das doses nos locais.
De acordo com o prefeito, Felipe Augusto, e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, “São Sebastião é a cidade que mais vacinou no Litoral Norte; está em três que mais imunizou no Vale do Paraíba e devido a grande campanha de vacinação tem um dos melhores índices do Estado de São Paulo”.
A cidade também se destaca no número de testagem rápida em massa. Foram quase 40 mil testes rápidos; exatamente 39.523 testes até a manhã desta quarta-feira, número que corresponde a 43,91% da população.
Exames laboratoriais
O prefeito e o secretário reiteraram o avanço das providências para a realização de alguns exames laboratoriais no Hospital da Costa Sul, em Boiçucanga, que dentro dos próximos dias deverão ser iniciados, caso de: hemograma completo, urina e enzimas cardíacas, etc. O objetivo é agilizar a entrega do resultado, uma vez que eram realizados no centro.
O município, como o prefeito havia anunciado anteriormente, já implantou o Programa Fila Zero, em que elimina a demanda de consultas e exames de ginecologia, mamografia, densitometria e ultrassonografia, que constava na Central de Regulação do município no mês de abril. Foi realizada uma força-tarefa pela SESAU para que todos os pacientes em fila de espera tivessem seus encaminhamentos médicos marcados. Ao todo, 3.299 atendimentos foram agendados para os meses de maio e junho, sendo 423 consultas ginecológicas, 554 mamografias, 28 exames de densitometria e 2.294 ultrassons diversos.
Ecobus
Na live, o prefeito também reiterou o cuidado que os usuários do transporte público devem ter com a provável substituição da empresa de ônibus, Ecobus, o que poderá ocorrer nos próximos dias. O prefeito alertou, por diversas vezes, que os usuários devem solicitar extrato do cartão de passe na Ecobus. O objetivo é que o munícipe tenha assegurado o seu direito de utilização do saldo na próxima empresa de transporte coletivo. A prefeitura soltou uma matéria e uma arte em que orienta a retirada do extrato de passe, o Busscard, em um guichê da empresa Ecobus. No local, deve ser apresentado um documento com foto e seu cartão de passe. O valor contido no extrato deverá ser utilizado na próxima empresa de ônibus do município.
Mutirões de calçamento
O prefeito também falou sobre os mutirões de calçamento acelerados. Na terça-feira (4) foi concluído o serviço na Rua do Engenho, em Boraceia, bairro onde a obra da rua Cubatão foi retomada. As ruas da Vila Pantanal, em Juquehy, da Estrada da Barreira e da Avenida Tijuca, ambas em Cambury, também tiveram os serviços recomeçados. Foi finalizada, há 30 dias, a Rua Sudelpa, em Maresias (trecho que faltava concluir). De acordo com a SESEP (Secretaria de Serviços Públicos), outros mutirões serão iniciados nos próximos dias: no núcleo Tião Vaca (em Boiçucanga), Alameda das Tartarugas e Rua Alfredo, em Maresias. Também será retomada a Rua João Santana, no Piavú.
Fiscalização de obras
O prefeito também alertou a população para não construir em áreas com irregularidades. Falou sobre relatório da fiscalização de mais de 190 obras particulares em 60 dias, feitas pela Divisão de Fiscalização de Obras Particulares da SEURB (Secretaria de Urbanismo), no mês de março até o dia 22 de abril.
Nesse período foram realizadas, em vistorias diárias, de rotina e atendimento de denúncias, mais de 40 autuações, dentre notificações, multas, embargos e demolições. As autuações ocorreram em sua maioria na Costa Sul do município, além de outras na Costa Norte e Centro. As equipes também realizaram vistorias para expedição de Habite-se de construções e reformas. As ações de fiscalização consistem em apurar possíveis irregularidades, como falta de projeto aprovado ou execução das obras em desacordo com o projeto aprovado previamente.
Testagem em massa
O prefeito também destacou a testagem em massa para Covid-19, realizada pela Prefeitura de São Sebastião, que até o momento da live estava em quase 40 mil testes realizados. Nesta quinta-feira (6), passará dos 40 mil, devido a testagem em massa a ser realizada em Boiçucanga. Somente nos últimos quatro dias de ação, São Sebastião testou cerca de 1.500 pessoas e identificou mais de 230 casos positivados, uma taxa de 16%.