Em segundo dia de megaferiado, sistema de saúde de São Sebastião entra em alerta total
Neste sábado (27), no segundo dia em que diversas cidades paulistas decretaram megaferiado de 26 de março a 02 de abril, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), está em estado de alerta total com o sistema de saúde do município.
Hoje, mais duas pessoas precisaram ser intubadas em decorrência das complicações de Covid-19, no Hospital de Clínicas da Costa Sul, em Boiçucanga.
Foi possível remover um dos pacientes para o Pronto Socorro Respiratório, na Região Central, fazendo com que a unidade hospitalar chegasse ao limite.
Com isso, o segundo paciente precisa, neste momento, ser internado em outro local. Com o Hospital Regional do Litoral Norte lotado, o paciente aguarda ser transferido para outra unidade hospitalar de referência, conforme pedido realizado na Central de Regulação das Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS), do governo estadual.
Há 34 pessoas internadas nas unidades hospitalares exclusivas para tratamento de Covid-19 do município, sendo 8 intubadas necessitando de ventilação mecânica na UTI Respiratória e, conforme relatado, o paciente aguardando a transferência para internação.
São Sebastião permanece no limite de estoque de medicamentos para realizar Intubação-Oro-Traqueal, não recebendo novos pacientes que necessitam de intubação na UTI Respiratória.
O sinal de que sistema de saúde municipal pode entrar em colapso total se deve ao maior número de pessoas em circulação de pessoas na cidade neste momento: das 18h de ontem para às 12h de hoje, somente na Costa Sul, o fluxo de veículos entrando no município (2.788) é praticamente o dobro de veículos deixando a cidade (1.433).
Com isso, a Prefeitura reforça que evitem toda e qualquer aglomeração de pessoas, que não frequentem as praias, que não compareçam a festas e eventos clandestinos, e que fiquem em casa. O sistema de saúde municipal não comporta mais pacientes que precisem de internação.