Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de São Sebastião discutirá novas medidas restritivas anunciadas pelo governo estadual
Prefeito Felipe Augusto confirmou a reunião emergencial do comitê na tarde desta sexta-feira (12)
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em São Sebastião, fará uma reunião emergencial nesta sexta-feira (12) para avaliar as novas medidas restritivas anunciadas hoje pelo governo do Estado. A informação foi confirmada em live do prefeito, Felipe Augusto, realizada na tarde desta quinta-feira (11), na qual o chefe do Executivo demonstrou preocupação com o crescimento acentuado dos números de internados e intubados no município, nas últimas horas.
O secretário de Saúde do município, Reinaldo Alves Moreira Filho, Reinaldinho, informou que a reunião extraordinária acontecerá às 14h, na Secretaria de Saúde. O prefeito explicou que o objetivo, após o anúncio das medidas pelo Estado, é discutir todas as medidas restritivas; consultar as associações representantes do comércio, de Pousadas e Hotéis e das demais entidades de classe, com o intuito de chegar a um grande entendimento, que passará ainda pelo crivo do Ministério Público e das autoridades responsáveis pela fiscalização das ações do município.
Felipe Augusto apresentou, com preocupação, os números registrados nas últimas horas. De acordo com relatório da Secretaria de Saúde, até a tarde desta quinta (11) eram 6.291 casos confirmados da doença; 32 pessoas internadas com COVID-19; 10 intubados (há poucos dias a cidade mantinha em torno de 2 a 4 intubados); 417 pacientes em quarentena domiciliar e 78 óbitos (6 de não residentes e 9 óbitos suspeitos).
O prefeito confirmou que a cidade pode anunciar novas medidas a qualquer momento, e reconheceu que a situação do município é muito preocupante. “Estamos à beira de um colapso, quando a pessoa precisa de hospital e não há vagas”. Disse, referindo-se ao fato de que no momento da live não havia mais vagas na sala de emergência do Pronto Socorro Respiratório do Hospital de Clínicas e ao crescimento dos casos de internação registrados nas últimas 48 horas.
“Todos os internados das últimas horas tem apresentado um quadro clínico muito mais grave e acelerado, portanto, o contágio está subindo e o número de pessoas com necessidade de internação e intubação também. Essa é a grande preocupação de todo o município”, destacou Felipe Augusto.
O prefeito disse que recebeu as informações dadas pelo governo do Estado com muita preocupação. “Afinal de contas a atividade econômica já está sendo esfacelada. Temos uma preocupação não só com arrecadação, mas também com a sobrevivência dos nossos comerciantes e empresários. Em primeiro em lugar sempre colocaremos a saúde, mas a atividade econômica precisa ser preservada”. Disse Felipe.
Para o prefeito, as medidas restritivas são necessárias para que o isolamento social contribua com o não contágio do Covid-19 e por isso está realizando a testagem rápida no município, que em três dias testou 1880 pessoas, sendo que 312 testaram positivo. O objetivo da testagem em massa é identificar os indivíduos, principalmente os assintomáticos, que estão entre a população transmitindo o vírus.
Felipe Augusto destacou ainda que em São Sebastião o enfrentamento à Covid-19 tem dado exemplo para São Paulo e para o Brasil e que o trabalho de enfrentamento continuará sendo feito com muita responsabilidade.