Óbitos crescem no Litoral e Hospital Regional confirma que não usa cloroquina e ivermectina no tratamento de pacientes com Covid-19
As mortes por coronavírus vêm crescendo no litoral norte segundo apuração realizada pela equipe do Repórter Online Litoral. Nesta quarta-feira (06/01), segundo informações divulgadas pelas secretarias de saúde, foram registrados 259 óbitos e 13.673 casos confirmados para Covid 19.
Nossa equipe foi procurada por alguns familiares de pacientes que estão internados com a Covid-19 no Hospital Regional do Litoral Norte, questionando o porquê que os médicos não usam a cloroquina e a ivermectina nos pacientes. Nossa equipe procurou a Secretária de Saúde do Estado de São Paulo que respondeu que os medicamentos prescritos pelos médicos da unidade estão baseados nos protocolos vigentes no SUS e mediante análise médica individualizada.
“O Hospital Regional do Litoral Norte esclarece que todos os medicamentos prescritos pelos médicos da unidade estão baseados nos protocolos vigentes no SUS e mediante análise médica individualizada. Em SP, os gestores de saúde deliberaram pela não recomendação do uso da cloroquina/hidroxicloroquina em casos leves, moderados ou graves de COVID-19 devido à insuficiência de evidências sobre a eficácia. O conteúdo completo pode ser consultado na Deliberação CIB nº 68. O SUS já tem protocolos que preveem o uso desse remédio para tratamento de doenças como artrite reumatoide, lúpus, artrite idiopática juvenil, dermatomiosite, polimiosite e malária.Também não há evidências científicas quanto ao uso de Ivermectina para o coronavírus, conforme alerta divulgado pela Anvisa”. Finaliza a nota.
Ocupação
Até ontem (5), a taxa de ocupação na DRS Taubaté era de 62,3% de UTI e 41,1% em enfermaria e, portanto, a rede hospitalar segue com plenas condições de assistir casos graves do novo coronavírus. A atualização pode ser conferida diariamente no site: https://www.saopaulo.sp.gov.
Reunião
Na manhã desta quarta-feira, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) se reuniu com os 645 prefeitos eleitos que tomaram posse em 2021, para apresentar o Plano Estadual de Imunização, o Plano São Paulo de reabertura econômica e flexibilização da quarentena e a política econômica do Estado. A expectativa é que mais informações sejam divulgadas nesta quinta-feira (07), durante coletiva de imprensa marcada para as 12h45, no Instituto Butantã.