Moradora de Caraguatatuba entrega voluntariamente “Araçari Banana” à Polícia Ambiental
No dia em que completa 71 anos de fundação a Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba, recebeu de uma moradora do bairro Martim de Sá, mais um animal da fauna silvestre, na tarde desta terça-feira (15/12), popularmente conhecido como “Tucano”.
O filhote foi identificado sendo uma espécie “Araçari Banana”, que encontra-se cadastrado na lista de aves em situação de vulneráveis de extinção.
Araçari Banana
Este indivíduo faz ninho em cavidades de árvores, pondo de dois a quatro ovos brancos. O macho e a fêmea se revezam para chocá-los. Devido à caça e ao desmatamento, a espécie se tornou rara e difícil de ser observada.
Entrega Voluntária
Pessoas que criam animais nativos da fauna silvestre, sem autorização do órgão ambiental competente, podem realizar a entrega voluntária e não serão punidas pelo crime.
Se optarem por não realizarem a entrega voluntária, e forem fiscalizadas, poderão ser multadas e responder criminal e administrativamente.
As multas são de R$ 500,00 reais se não estiver ameaçada de extinção e R$ 5.000,00 mil por espécime aprendida, se estiver ameaçada de extinção, em alguns casos o valor ainda poderá dobrar