Em tempos de pandemia, Prefeitura de Caraguatatuba reforça importância de estabelecimentos com selo de turismo seguro e responsável
Há cerca de seis meses a Prefeitura de Caraguatatuba criou um selo para ser entregue a todo o trade turístico de forma a mostrar que seu estabelecimento é seguro e responsável, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus.
A iniciativa serve para mostrar que o local segue todo o protocolo da Vigilância Sanitária em relação à limpeza, distanciamento e atendimento dos frequentadores. “É uma garantia para o usuário que o estabelecimento que frequenta segue as normas sanitárias”, reforça a secretária de Turismo Maria Fernanda Galter Reis.
Até o momento 80 selos foram emitidos. Por trade turísticos entende-se toda a cadeia produtiva do turismo como hotéis, restaurantes, quiosques, agências turísticas, bares, ubers, entre outros.
“Há um comprometimento do responsável pelo estabelecimento e o acordo dele ao assinar o documento para retirada de que irá aplicar todos os protocolos sanitários exigidos pela vigilância”, explica Maria Fernanda.
Para Sandra Abril, proprietária da Pousada Paradise e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), ter este selo significa ter consciência dos protocolos a serem seguidos para a segurança de todos. “Antes mesmo do selo já tomado o cuidado e é importante destacar que o selo não é apenas uma arte que fica na parede, mas essa consciência das atitudes a serem tomadas por todos”.
Inclusive, ela reforça entender que o setor de hotelaria pode ser um grande contaminante se não forem tomados cuidados, por isso, até um aparelho que elimina 99% dos vírus, inclusive o que transmite a Covid, adquiriu para higienizar cada quarto após a saída dos hóspedes.
O prefeito Aguilar Junior ressalta que essa iniciativa de criar um selo surgiu como o Plano de Retomada das Atividades Econômicas do município.
Importante destacar que a emissão do selo não terá custo algum para o comerciante que buscar mais essa garantia. Terá apenas de assinar o termo de responsabilidade e cumprir os protocolos definidos.
Caso o cliente identifique algum problema no estabelecimento onde está pode fazer denúncias pelo Canal 156 e para a Vigilância Sanitária que tem feito vistorias em toda rede comercial.
O selo pode ser retirado na sede da Secretaria de Turismo em horário de expediente 8h30 as 17h30, à Avenida Arthur da Costa Filho (Avenida da Praia), 24, no Centro.