Polícia Militar Ambiental Marítima comemora sete anos protegendo o Litoral Paulista
Neste sábado (17/10), a CiaMar comemora seus sete anos de criação, sendo a Quinta Companhia de Policia Militar Ambiental Marítima do 3° Batalhão de Polícia Ambiental do Estado de São Paulo.
Com sede no município do Guarujá, conta com três pelotões náuticos, dispostos estrategicamente para atender os 700km de extensão de todo o litoral, e os 1.123.108 hectares de Áreas de Proteção Ambiental Marinha.
Com sedes em Guarujá, Ubatuba e Cananéia, os pelotões formam a primeira e única unidade de Policiamento Marítimo da Polícia Militar do Estado de SP.
Com diversos tipos e tamanhos de embarcações, realizam patrulhamento náutico diuturnos por toda costeira, rios, canais, estuários, Porto de Santos, bem como o Parque Estadual Marinho Laje de Santos, a aproximadamente 45km de distância da costa.
Criada em 17 de outubro de 2013, tem por missões a proteção do meio ambiente, atuando efetivamente contra a pesca ilegal e predatória e preservação das espécies marinhas, além do combate direto a pirataria, como furtos e roubos de embarcações, tráfico de drogas e armas, entre as inúmeras comunidades da baixada santista, transporte e fuga de criminosos, principalmente em situações que envolvem caixa eletrônico, valores, e demais ilícitos.
A CiaMar apoia frequentemente outras unidades, como IBAMA, ICMBIO, Fundação Florestal, ong’s, Policiamento Territorial, BAEP, COE, GBMar, CavPM, PC, PF, RF em operações contra o crime organizado, resgates, salvamentos, buscas, solturas de animais, eventos desportivos, ações sociais, preservação da fauna ictiológica, etc.
O conjunto dessas ações, somado ao treinamento especializado de todo efetivo, fazem da CiaMar ser referência em Policiamento Náutico em todo Estado.
A CiaMar comemora seus sete anos, mas quem ganha o presente é a sociedade paulista, que recebe um serviço especializado com excelência.