Prefeitura integra campanha E-LIXO para incentivo de descarte de resíduos eletrônicos
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em atenção à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) e ao conceito de logística reversa, inicia a campanha E-LIXO, com incentivo à troca de resíduos eletrônicos por mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, a partir da próxima segunda-feira (7).
O objetivo da iniciativa é oferecer ao munícipe um local apropriado para o descarte correto do lixo eletrônico (e-lixo) e, consequentemente, a redução do rejeito inadequado desse tipo de resíduo. A proposta possibilita ainda que a população participe do processo de arborização urbana com a utilização das mudas de árvores doadas ao Viveiro Municipal, exigidas nos processos de autorização de supressão de árvores isoladas regulamentada pela Lei Municipal nº 2.637/2019.
A ação contempla a troca de materiais como computadores, monitores, notebooks, teclados, mouses, celulares, tabletes, carregadores, pilhas e baterias. Para evitar aglomerações, o atendimento acontecerá mediante agendamento pelo e-mail socioambiental.semam@
Os resíduos eletrônicos coletados serão destinados ao Programa Computadores para Inclusão e Centros de Recondicionamento de Computadores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. A proporção de troca será de um resíduo eletrônico por uma muda.
Neste primeiro momento, o ponto de trocas será somente na sede da SEMAM, no entanto, a depender da adesão da população, outros locais de troca serão definidos na Costa Sul e Norte do município.
Orientações de Plantio
No ato da doação, o participante da campanha receberá uma cópia do Guia de Arborização Urbana, com orientações para plantio em áreas públicas. O material informativo também está disponível link www.saosebastiao.sp.gov.
Serviço
Campanha E-LIXO
Ponto de troca: Secretaria de Meio Ambiente
Endereço: Av. Guarda Mor Lobo Vianna, 421 (sobreloja do Shopping Pierotti)
Horário: às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h
Agendamento: socioambiental.