Caraguatatuba registra média de 15% de internações e pacientes de outras cidades atendidos com Covid-19
Covid-19: Pacientes de outras cidades migram para Caraguatatuba
Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba tem registrado uma média de 20% de atendimentos de suspeitos, confirmados e internações para Covid-19 de pacientes de outras cidades da região.
A cidade montou uma estrutura fixa dentro do Plano de Contingência da Saúde para a Covid-19. São 39 leitos na Casa de Saúde Stella Maris, sendo sete de UTI, 20 de Enfermaria Adulto e 12 de Enfermaria Infantil. Além disso, foram criados mais 80 leitos com 12 respirados na UPA Covid-19.
Dos 423 casos positivos da doença na cidade, 53 são de outras cidades: 22 de São Sebastião, 18 de Ubatuba, cinco de Ilhabela, três de São Paulo, três de Campinas, um de Guarujá, um de Majé (RJ), um de Natividade da Serra e um de Rio Claro. Em relação às mortes por Covid-19, Caraguatatuba registrou um paciente de Natividade de Serra.
No Boletim Epidemiológico de Caraguatatuba divulgado no domingo (28/06), eram três pacientes de fora do município internados na Enfermaria da UPA Covid-19, um paciente de fora na UTI da Casa de Saúde Stella Maris e um paciente de fora na Enfermaria Adulto da Casa de Saúde Stella Maris.
Segundo a Secretaria de Saúde, embora seja uma estrutura municipal, o paciente SUS deve ser atendido independentemente da cidade de origem. Porém, é perceptível a migração de alguns pacientes.
Embora não seja estrutura municipal, o Hospital Regional do Litoral Norte em Caraguatatuba recebe dois pacientes de fora da cidade na UTI Covid-19, conforme dados divulgados ontem.