Agente Penitenciário do CDP de Caraguatatuba é afastado por suspeita de coronavírus
Um agente penitenciário do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba foi afastado no começo desta semana do serviço depois que um teste rápido apontou positivo para coronavírus.
Nossa redação recebeu informações que outros agentes estão preocupados e temem pela própria saúde. Informações dão conta, que presos que chegam no sistema prisional já ficam em isolamento de quarentena e os presos do grupo de risco são monitorados. O agente está em isolamento em sua casa e passa bem, ele aguarda o exame que foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz.
Através de nota a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avalia permanente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema.
Confira
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) esclarece que o resultado que deu positivo, apresentado pelo servidor do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba, é proveniente de testagem rápida. O funcionário é o único caso entre agentes da unidade, contudo antes mesmo do resultado ele já estava afastado de suas funções, pois integra grupo de risco para a doença.
Todo servidor com suspeita ou diagnóstico para COVID-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.
A SAP segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avalia permanente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema.
Além das medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde, foram suspensas as atividades coletivas; realizada a busca ativa para casos similares a COVID-19; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional: realizado o monitoramento dos grupos de risco; aquisição de termômetros infra vermelho e de oxímetro digital portátil; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete; distribuição de EPIs como máscaras; horários alternados no refeitório e manutenção de filas, preservando-se o distanciamento seguro entre as pessoas.