A instalação do “gripário” e a adaptação do CAPS amplia a estrutura de enfrentamento à propagação do coronavírus
A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, visitou nesta quarta-feira (1º), acompanhada dos secretários de Saúde e Cultura, Gustavo Barboni e Esméria Silva, dois importantes espaços para a estrutura montada pelo arquipélago no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19): a tenda -“gripário”- e o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial).
No gripário, instalado no estacionamento do Hospital Municipal Mário Covas Júnior, a prefeita Gracinha foi recebida pelo Diretor Técnico da unidade hospitalar, Carlos Maknavícius. O médico explicou que a instalação desse espaço tem o objetivo de atender pessoas (crianças e adultos) com sintomas gripais, como febre, tosse, dor no corpo e dor de cabeça; de forma que não sejam misturados aos pacientes de dentro do Mário Covas. O “gripário” já está em funcionamento. De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo Barboni, a transferência do atendimento para o “gripário” vai ser gradativa, de acordo com a demanda. Por isso, os primeiros dias de funcionamento tiveram movimento tranquilo.
No CAPS, adaptado para internações, caso seja necessário ao trabalho de enfrentamento à doença, a prefeita foi recebida pela enfermeira Ana Bárbara, que explicou as adequações feitas e o fluxo a ser utilizado se preciso.
A prefeita explicou que as visitas tiveram o objetivo de manter o compromisso de transparência sobre as ações voltadas ao combate do coronavírus no município. Gracinha Ferreira tem feitos vídeos diários para atualizar a população sobre o trabalho de combate à pandemia.
O secretário de Saúde confirmou a entrega de mais respiradores ao hospital e a compra de mil testes rápidos, que se somarão aos testes que serão enviados pelo Governo Estadual. A cidade não tem nenhum caso confirmado de coronavírus.