Secretaria de Saúde de Ilhabela reforça prevenção contra o coronavírus
Orientações nos receptivos de navios, entre outros integram as ações de prevenção
A Secretaria de Saúde de Ilhabela está reforçando as medidas de controle contra o coronavírus no município. O trabalho é feito a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), que lançou um Boletim Epidemiológico sobre essa nova cepa viral. Desde o final de 2019, quando foram detectados casos de doença respiratória na China, provocados pelo coronavírus, os estados vêm monitorando o evento, em conjunto com o Ministério da Saúde.
Em Ilhabela, as ações no momento não se diferem daquelas utilizadas para qualquer tipo de doença gripal. São medidas que visam a educação da população para que intensifiquem os cuidados de higiene que são válidos para doenças respiratórias, como os quadros gripais.
“Os serviços de saúde estão reforçando as medidas de controle já existentes. As equipes de saúde estão preparadas para atender os pacientes com síndromes gripais que procurem atendimento, mas é muito importante que as pessoas adotem as medidas de prevenção no dia a dia”, alerta o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.
Segundo as orientações da equipe da Vigilância Epidemiológica, é importante que as pessoas evitem aglomerações e que procurem o serviço de saúde se apresentarem sintomas de gripe e que não fiquem circulando, afim de evitar a transmissão da doença. “Importante salientar que não há vacina contra o coronavírus e também não há tratamento específico, por isso a importância das medidas de prevenção”, destaca Simone Fortes, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
O Ministério da Saúde informou no último domingo (1) que o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil chegou a 252. São Paulo, que tem dois casos confirmados, também registra o maior número de suspeitas: 136.
Ações adotadas pela Secretaria de Saúde:
– Orientações para equipe que trabalha no receptivo de navios
– Orientações para a equipe de limpeza da Prefeitura Municipal
– Treinamento das equipes da Atenção Básica e hospitalar voltado para a assistência do paciente com sintomas respiratórios
– Treinamento de Diretores e Coordenadores da rede pública municipal (a se realizar)
– Treinamento da equipe do SAMU e Corpo de Bombeiros (a se realizar)