200 mil usuários devem passar pelas Travessias Litorâneas neste feriado prolongado
Novos PMV´s reforçam a comunicação com os motoristas; plantão das equipes mecânicas garantirão mais agilidade nas manutenções
A Operação Proclamação da República 2019 nas Travessias Litorâneas do Estado terá início à 0h desta sexta-feira (15/11) e segue até às 24h de domingo (17/11). Neste período, são esperados quase 200 mil usuários, entre automóveis, motos, caminhões, bicicletas e pedestres, em todos os sistemas dos litorais centro, norte e sul. O serviço mais procurado deverá ser a Travessia Santos/Guarujá, onde há a expectativa de mais de 78 mil usuários, sendo mais de 60 mil veículos. O segundo serviço com maior movimento deverá ser a Travessia São Sebastião/Ilhabela, no Litoral Norte, com a previsão de mais de 42 mil usuários, sendo quase 18 mil veículos.
A DERSA orienta que os usuários programem a viagem com antecedência e consultem os canais de comunicação da Empresa para se informar sobre a situação de momento nas oito travessias do Estado. Para isso, são disponibilizados o site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, o telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, lançado este ano e totalmente gratuito. No aplicativo, é possível saber o tempo para embarque, quantas embarcações estão em operação, situação climática e ter acesso às imagens de câmeras.
Além disso, os usuários contam com mais uma novidade: 30 Painéis de Mensagem Variável (PMV´s) instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso às balsas. Nestes equipamentos, são inseridas mensagens de orientação aos motoristas e avisos importantes, como passagem de navios e condições de maré, por exemplo, que podem interferir na operação do serviço, além de informar sobre os tempos estimados para embarque.
NOVO PROGRAMA DE REFORMAS E MANUTENÇÕES – A atual gestão da DERSA tem investido em melhorar a qualidade das oito travessias do Estado. Foi implantado em 2019 o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que desde o início do ano já entregou oito embarcações totalmente remodeladas e outras quatro deverão ser entregues até o fim do ano.
Para garantir agilidade na oferta de embarcações à população, as manutenções ocorrem também em período noturno, outra novidade deste ano. Antes elas eram feitas apenas de segunda a sexta-feira e em horário comercial. No período noturno, geralmente de baixa demanda, os reparos se dão sem atrapalhar a operação.
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL E EFETIVO – Toda a Operação Proclamação da República 2019 será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), 24 horas por dia, com a utilização de sistemas que fornecem previsões horárias da demanda de usuários e veículos, além de fazer o acompanhamento da entrada e saída de navios no canal do Porto. O CCO dispõe de 133 câmeras instaladas nas oito travessias. Ao todo, serão mais de 900 profissionais envolvidos em diversas áreas.