Copa Sebastianense de Capoeira promove integração entre atletas
A 1ª Copa Sebastianense de Capoeira que aconteceu neste fim de semana, sábado (5) e domingo (6), na Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga, na Costa Sul do município, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), promoveu a integração dos praticantes da modalidade esportiva em competições demonstrativas.
Pela primeira vez, o evento que integra o Encontro de Amigos do Esporte (EAE), realizado há 16 anos em São Sebastião, ofereceu uma capacitação para formação de árbitros, ministrada por um dos maiores nomes mundiais do esporte e presidente da Federação Paulista de Capoeira (FPC), Valdenor Silva dos Santos.
O curso com a chancela da FPC, vinculada à Confederação Brasileira e International Association Capoeira (ICA), sob o aval do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), também teve apoio das entidades de capoeira. “Essa jornada esportiva, cultural e educativa é de suma importância para o aprimoramento dos profissionais de capoeira. Os árbitros formados em São Sebastião estão preparados para atuar em competições de alto nível e agora também compõe o corpo de arbitragem do Estado de São Paulo”, disse ‘Mestre Valdenor’, como é conhecido nas rodas de capoeira.
Durante os dois dias de encontro, os participantes puderam participar de atividades como movimentação, demonstrações de lutas, palestras, batizado, troca de cordão e apresentações. No domingo, foi realizada a entrega de graduações para 30 crianças e adolescentes do Instituto de Capoeira Jogo e Ginga, criado em 2003 por José Alberto da Silva Júnior (Mestre Macaco) – organizador do evento.
Segundo a coordenadora do Jogo e Ginga, Juliana Oliveira, é a primeira vez que a cidade promove um evento como este. “A Copa veio para valorizar a capoeira de São Sebastião, algo nunca tinha visto antes. As nossas crianças ficaram extremamente felizes com tudo o que foi oferecido para elas. Foi o momento delas brilharem”, destacou.
Conforme o previsto, a Copa reuniu mais de 200 atletas, com representares de cidades da região como Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, além de Bertioga, Guarujá, Monteiro Lobato, São Vicente, Paraty (RJ), Resende (RJ), Juiz de Fora (MG) e, ainda, contou com a presença do capoeirista, Manoel Damascena Bonfim, conhecido como ‘Du Bugre’, que atualmente treina em Tijuana, no México.