Caraguatatuba atinge meta de imunização em todos os grupos na Campanha de Vacinação contra Influenza
Com mais de 30 mil doses de vacinas aplicadas, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, imunizou 103,24% do grupo prioritário contra influenza durante a Campanha de Vacinação Contra Influenza, desde o dia 10/04, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A campanha tinha como meta vacinar 90% do público alvo e foi encerrada no dia 11/07.
Ao todo, foram vacinadas 33.493 pessoas dentro deste público alvo. Até o último dia, foram imunizadas 7.915 crianças, o equivalente a 93,06% deste segmento. A vacinação das gestantes atingiu a 1.195 mulheres (92,71%); já as puérperas também ultrapassaram a meta, atingindo 130, 66% com 277 pacientes vacinadas.
Dentro do grupo dos idosos, Caraguatatuba registrou 14.388 vacinados, o que equivale a 123, 23% deste público. No segmento dos trabalhadores de saúde, foram imunizadas 3.087 pessoas (90,63%), Entre os professores, foram vacinados 1.511 profissionais (90, 37%). Dentro do grupo dos policiais, 1.111 compareceram e foram vacinados.
Pacientes com comorbidade foram atingidos em 93,33%, o que gera um total de 5.304 vacinados.
De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização contra influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.
Segundo a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, o objetivo da ação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos A e B e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
Grupos prioritários para a vacinação contra influenza
✔ Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
✔ Gestantes: em qualquer idade gestacional.
✔ Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação;
✔ Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
✔ Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas;
✔ Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade;
✔ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade;
✔ Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.