Prefeito de Ilhabela anuncia saída do secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo
Anúncio da saída do secretário, Ricardo Fazzini, do Governo foi realizado na noite desta quinta-feira
O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, anunciou na noite dessa quinta-feira (18), uma nova mudança no primeiro escalão do seu secretariado. Quem deixa a Administração é o secretário Ricardo Fazzini, que por motivos pessoais não estará mais gerenciando a pasta de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, para se dedicar a projetos em outras esferas. O prefeito anunciará o novo secretário no início da próxima semana.
O Chefe do Executivo agradeceu e elogiou a atuação de Fazzini. “Agradeço todo o empenho e dedicação do Ricardo, um amigo e parceiro que contribuiu muito para os avanços econômicos em nosso município”, enfatizou Tenório.
O prefeito também destacou que hoje Ilhabela é referência para o Turismo. “Ao longo de sua gestão, Fazzini focou as ações da Secretaria em um longo planejamento participativo, com base no plano de governo e no Plano Gestor de Turismo, promovendo Ilhabela como destino turístico no Brasil e no mundo”, concluiu o prefeito.
Em pouco mais de dois anos e três meses à frente da secretaria, Fazzini desenvolveu uma série de ações que culminaram no crescimento econômico e turístico do município, proporcionando, ainda, melhores condições de vida aos moradores.
Entre os avanços conquistados nesse período está a retomada dos Cruzeiros Marítimos, com aumento significativo no número de escalas, elevando de 37 para 65, passando de 122.781 para 268.811 passageiros. Com Fazzini à frente da pasta foram ofertados à cidade um planejamento conciso e eficiente com soluções na mobilidade, sustentabilidade e economicidade; trabalhado um calendário integrado com as secretarias de Turismo, Cultura e Esportes com o intuito de combater a sazonalidade; além do resgate de eventos importantes, como o Race Village e a valorização do Carnaval e suas entidades carnavalescas.
Dentre outros pontos positivos, Ricardo teve papel fundamental para a formalização do Consórcio Turístico do Litoral Norte de São Paulo e a elevação de Ilhabela para a categoria A na classificação no mapa dos destinos do Ministério do Turismo (Mtur). Com isso, Ilhabela chegou ao topo do ranking do turismo nacional, segundo medição do Mtur realizada e válida para o período entre 2017-2019.
Ainda entre os eventos realizados na cidade, vale ressaltar a conquista do Fórum Braztoa, que aconteceu em 2018, reunindo grandes nomes do turismo brasileiro e internacional. Já este ano, Ilhabela sediará a 16ª edição do Abeta Summit – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que espera aproximadamente 400 participantes do segmento de diversas partes do país e do exterior.
À frente da pasta, Ricardo também trabalhou na ampliação da oferta de cursos de capacitação profissional, triplicando o número de vagas; resgatou o posicionamento do “Sebrae Aqui”, colocando o posto de atendimento como líder do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e aumentou a exposição do município, participando de feiras e eventos nacionais e internacionais.