Prefeito se reúne com moradores para falar de drenagem nos bairros Poiares, Tinga, Jardim Jaqueira e entornos
Na noite da última segunda-feira (25/03), o prefeito Aguilar Junior esteve reunido com cerca de 50 moradores dos bairros Poiares, Tinga, Itaúna, Jardim Jaqueira e Gaivotas na Paróquia São João Batista, para falar sobre as obras de drenagem na região.
O encontro foi um pedido da própria comunidade que entrou em contato com a Prefeitura de Caraguatatuba e solicitou um momento com representantes de diversas secretarias para tratar dos problemas recorrentes de alagamentos que se intensificaram durante o período de chuvas e causando impactos nos bairros.
O prefeito Aguilar Junior fez questão de participar do encontro e responder as demandas da comunidade. “Temos sempre uma proposta de gestão participativa e todas as vezes que a população pede para solucionarmos juntos alguma coisa, eu faço tudo para estar presente. Porque é assim que eu acredito que podemos trabalhar: juntos.”, destacou.
Na ocasião, o prefeito explicou como funcionam os trabalhos do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), que atende todas as demandas provenientes de alagamentos, áreas de risco e remoções, mas destacou também as obras de drenagem do município.
Segundo ele, o investimento na drenagem e revitalização da Avenida Brasília irá impactar diretamente todos os bairros. “É a maior obra de drenagem do município. Serão 2,5 quilômetros de intervenção desde a Rodoviária até o Rio da Paca, cortando as Avenidas Brasília, Rua João Jacinto da Silva e Prudente de Moraes. Estamos enfrentando um assunto que nenhum outro prefeito teve coragem de enfrentar e vamos trabalhar para resolver”, explicou. As obras tem prazo de 18 meses e o investimento chega a R$ 10,2 milhões.
Participação popular
Os munícipes puderam fazer perguntas e destacaram um problema crítico de alagamento, localizado ao lado da Paróquia São João Batista, onde alguns imóveis foram construídos nas margens de um córrego que com as fortes chuvas acaba transbordando, alagando as ruas e invadindo as casas no entorno.
Ao final da conversa foram elencados pontos de compromisso, além de eleitos sete munícipes representantes dos bairros, formando uma comissão para acompanhamento das ações.
Participaram da reunião o vice-prefeito Capitão PM Campos Junior, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e Coordenador da Defesa Civil, além dos secretários Hugo Bernardes (Serviços Públicos), Jonas Fontes (Desenvolvimento Social e Cidadania), Leandro Borella (Obras Públicas) e Marcel Giorgeti (Meio Ambiente, Agricultura e Pesca). Além deles, estavam presentes também os vereadores Fernando Cuiu e Vandinho.
Compromisso de vistoria
Como resultado da reunião, os secretários de Obras e Serviços Públicos se reuniram hoje (26/03) logo pela manhã junto com quatro membros da comissão para vistorias os locais críticos apontados pelos moradores.
O córrego ao lado da Paróquia São João Batista foi indicado como prioridade e a Secretaria de Serviços Públicos irá realizar nos próximos dias uma ação de limpeza emergencial no local para minimizar os impactos nos dias chuvas.
“A obra de drenagem que já iniciamos vai retirar boa parte da água que vai para este córrego, então acreditamos que em menos de 6 meses esses problemas já vão reduzir bastante”, ressaltou o secretário de Obras Públicas, Leandro Borella.