Prefeitura instala brises no Paço para proteção térmica, economia e preservação ambiental
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, começou recentemente com a instalação do sistema de brises no Paço, para a melhoria do conforto térmico e iluminação excessiva dos ambientes, redução do gasto de energia com condicionadores de ar e preservação das espécies de aves da região.
Desde o início de seus funcionamentos, as dependências do Paço Municipal apresentaram problemas com iluminação e calor excessivos. Para resolver a questão, a Administração contratou estudo e projeto onde foi escolhida a implantação dos brises, como solução principal para o conforto térmico.
A sua implantação tem como benefício adicional a solução para impacto de aves nas fachadas, porque eliminará a refletância das faces envidraçadas, permitindo que as aves que voam em suas redondezas entendam a fachada como uma barreira física e não como uma extensão do céu.
A iniciativa faz parte do pacote de conforto térmico do Paço Municipal que consiste em: instalação de brises nas laterais do prédio e pontos na parte frontal – todos os pontos de instalação foram definidos com base em estudos de incidência de raios solares; cobertura metálica com telhas de policarbonato e piso elevado na parte superior externa da edificação; fita térmica e cortinas nas fachadas envidraçadas que não irão possuir brises e no auditório; jardim vertical nas fachadas do auditório e na fachada de entrada; além de plantio de linha de árvores em frente à fachada do prédio da Saúde, localizada na rua Quilombo.
Para o prefeito Márcio Tenório, o Pacote de Conforto Térmico, em especial a instalação dos brises, representa importante melhoria no conforto dos cidadãos que utilizam o Paço Municipal.
O secretário adjunto de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Carlos Augusto de Souza, explica que “a iniciativa beneficia diretamente a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários, como também os muitos contribuintes que visitam o Paço diariamente, tendo disponível ambientes mais agradáveis no atendimento de suas necessidades, além da economia de gasto com condicionadores de ar e preservação das espécies de aves locais”.
Brise
É uma barreira física disposta na vertical e/ou horizontal instalada nas fachadas dos prédios, com a finalidade de amenizar, em alguns casos impedir, a incidência de raios solares nas paredes das edificações. Como consequência direta de seu uso, os ambientes passam a ter um melhor controle de entrada de iluminação e conforto térmico, sendo que, sua disposição pode ser fixa ou móvel. Em razão de sua finalidade, este elemento de arquitetura também é conhecido como quebra luz/sol.
No caso do Paço Municipal, o brise constitui uma série de placas onduladas com pequenos furos instaladas sobre uma estrutura de alumínio, com desenvolvimento predominante na vertical e um pequeno desenvolvimento horizontal em seu topo. Sua instalação é do tipo fixa e não possui contato ou amarração com a fachada.