Categories: Política

Parcerias Público-Privadas vão buscar mecanismos de desenvolvimento limpo em Ubatuba

Convênios vão fomentar buscar projetos e pesquisas ao uso de fontes de energia limpas e renováveis

Vereadores aprovaram por unanimidade na 33ª sessão da Câmara de Ubatuba o Projeto de Lei n° 66/23, Mensagem n° 34/23, do Executivo, que autoriza o Prefeito a celebrar convênios, parcerias público-privadas ou consórcios para fomento de estudos e pesquisas para viabilizar programas de incentivo ao uso de energias renováveis, matrizes energéticas alternativas (solar ou eólica) e aplicação de mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) no Município.

Tais projetos ou pesquisas devem buscar o desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva e a redução de custos do sistema de energia a base de fontes renováveis e matrizes energéticas alternativas e limpas bem como a capacitação de recursos humanos para elaboração, instalação e manutenção de tais projetos.
O incentivo ao uso de fontes de energias renováveis, matrizes energéticas alternativas aos derivados de petróleo (energia eólica ou solar), no transporte público e privado na indústria, comércio , edifícios, residências ou na agricultura.

Os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo foram criados pelo Protocolo de Quioto em 1997

Protocolo de Quioto – Os Mecanismos de Flexibilização de Desenvolvimento Limpo -MDL- foram discutidos e criados pelo Protocolo de Quioto, assinado em dezembro de 1997 no Japão, para auxiliar o processo de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) ou de captura de carbono por parte dos países participantes do acordo.

O Protocolo representou um marco nos esforços internacionais para o enfrentamento das mudanças climáticas, estabelecendo um compromisso legal de redução das emissões antrópicas de gases de efeito estufa.

O MDL visa o alcance a partir da implantação de tecnologias mais limpas nestes países, e a contribuição para que os países assinantes do protocolo cumpram suas reduções de emissão.

Os projetos podem ser baseados em fontes renováveis e alternativas de energia, eficiência e conservação de energia ou reflorestamento. Existem regras claras e rígidas para aprovação dos mesmos no âmbito do MDL.

Os vereadores apenas acrescentaram uma emenda de plenário tirando do prefeito a prerrogativa de incluir mudanças ou regulamentações no texto por decreto, exigindo que tais mudanças passem pela Câmara, via projeto de lei.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

11 minutos ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

7 horas ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

13 horas ago

Desafio 28 Praias tem percurso alterado devido às chuvas em Ubatuba neste sábado

Nesta sexta, A organização do Desafio 28 Praias anunciou mudanças no percurso da maratona de…

13 horas ago

Caraguatatuba inicia campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira

Caraguatatuba inicia campanha de vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira (7). O município recebeu…

23 horas ago

Homem é baleado nesta madrugada na região Sul de Caraguatatuba

A Polícia Civil através do 1° DP de Caraguatatuba registrou madrugada desta sexta-feira (4), um…

23 horas ago