O sucesso do 3º Caraguá Beer Festival pode ser constatado em números divulgados nesta terça-feira (22/10) pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo.
Em quatro dias de evento foram comercializados mais de 10 mil litros de chopp e quase 500 garrafas de cervejas artesanais, dos quais só dos paneleiros – cervejeiros que fazem o produto em casa, foram 1.370 litros e 70 garrafas. Para quem gosta de comer bem, na Vila do Hamburguer, foram feitos mais de 3 mil lanches.
A Praça da Cultura (Avenida da Praia) esteve lotada e a estimativa é que tenha superado mais de 20 mil visitantes. Foram mais de 40 rótulos representando mais de 120 tipos de cervejas artesanais apresentadas..
Na área de alimentação, o Quiosque do Markinhos vendeu em torno de 220 quilos de costela, 50 de filet mignon, 50 de camarão e 15 de torresmo.
Dos parceiros Mala e Cuia e Allegro saíram cerca de 150 petiscos de pernil trincado, queijo e salsichão. Ainda foram registradas vendas de100 peças de queijo, mais de 200 camarões e 540 outros tipos de pratos no Gamboa.
Somente de doces foram em torno de 4.600. No Ufa! Sucos foram seis sacos de laranja, 20 pacotes de polpas e outros 20 de frutas congeladas, 140 copos de salada de frutas, 160 espetinhos e oito caixas de 10 litros de açaí.
Importante destacar que os participantes da Vila do Hamburguer e de outros estandes participaram de outros eventos promovidos pela Prefeitura de Caraguatatuba ao longo deste ano.
Para o engenheiro de produção da Cervejaria Latitude 23º, João Paulo Sousa, 39 anos, que há um ano e oito meses se mudou de Piquete para Caraguatatuba, trabalhar com cerveja artesanal na cidade é aliar duas paixões. “Sou apaixonado pela cidade e comecei a pensar numa forma de valorizar a cultura local. Fiz o programa Empretec do Sebrae e encarei o desafio de criar uma cerveja inspirada nessas belezas”.
Ele conta que pesquisou algumas praias famosas e desenvolveu um sabor para cada uma. Praia da Freira é a Cream Ale, Praia Brava é a Witbier, a Stout é a da Praia Martim de Sá, a IPA, Praia do Massaguaçu e a Weiss a Praia da Mococa. “Cada uma com coloração, aroma e ingredientes diferenciados”, conta.
O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Bota, destaca a grandiosidade desse evento que a cada ano ganha mais notabilidade e cai no gosto dos visitantes.
“Sem dúvida foi um sucesso vindo do Plano de Governo do Prefeito Aguilar Junior que é para ficar definitivamente no Calendário de Eventos de Caraguatatuba”.
Ele ainda destacou o espaço dado aos paneleiros que participaram pela primeira vez do evento e tiveram um movimento impar nos quatro dias de festa. “Esse também foi um pedido do prefeito Aguilar Junior no sentido de incentivar o produtor local e gerar renda”.
O espaço contou, ainda, com espaço kids, área para apresentação de 17 músicos, tendas para exposição de produtos dos artesãos, artistas plásticos e agricultores locais, além da geração de emprego para pessoas que trabalharam nos estandes e no apoio logístico.
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