Categories: DestaquesVariedades

25ª edição do “Festival Dança e Movimento” de Ilhabela traz grandes espetáculos de 13 a 30 de setembro

A 25º edição do “Festival Dança e Movimento” de Ilhabela vai trazer 16 apresentações gratuitas de diversas companhias de dança, teatro e expressões circenses para os palcos da cidade. A programação perpassa três semanas de exibições, de 13 a 30 de setembro, com a maioria das apresentações ocorrendo no Espaço Cultural Pés no Chão, responsável pela realização do evento em parceria com a Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Cultura.

O festival congrega diversas linguagens artísticas e é considerado o maior festival de dança do Litoral Norte de São Paulo.  Ao longo de sua trajetória, já apresentou mais de 300 espetáculos a um público de quase 40 mil pessoas.

Nesta edição, companhias de renome nacional como a São Paulo Companhia de Dança, com sua excelência técnica e artística, Gumboot Dance Brasil, com sua dança percussiva, e a Giro 8 Companhia de Dança, trupe do estado de Goiás e estreante no festival, se apresentam no Centro Cultural da Vila, espaço com grande capacidade de público. Também será palco de apresentações a E.M. Paulo Renato Costa Souza, com espetáculos voltados para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ilhabela.

Em todos os espetáculos não será necessária a retirada de ingressos, sendo a entrada realizada por ordem de chegada. No Espaço Cultural Pés no Chão, o limite é de 186 pessoas e, no auditório do Centro Cultural da Vila, é de cerca de 600 pessoas.

Programação

Nesta sexta-feira (13), às 20h, ocorre a estreia do festival com uma apresentação autoral do “Grupo de Danças e Acrobacias em Aéreos do Pés no Chão”. Dirigido por Juliana Andrade, o espetáculo “Entre Travas e Amarras” traz coreografias em tecido acrobático, uma verdadeira dança flutuante que nos faz refletir sobre os nós que fazemos e desfazemos conosco e em nossas relações com os outros.

No sábado (14), também às 20h, a Cia Kawa apresenta “Casasa”, o primeiro espetáculo da dupla. Os artistas,Mariana Maekawa e André Sabatino, ex-integrantes do Cirque du Soleil, levam o público para um universo onde o absurdo e o inesperado tornam-se comuns e até normais. Elementos do cotidiano são ressignificados: flores viram malabares e um vaso é capaz de dançar. “Casasa” é para toda a família e as apresentações circenses colocam em xeque os conceitos e paradigmas do casal perfeito, mostrando que nem tudo é como nos contos de fada.

No domingo (15), às 19h, “O Carteiro e a Bicicleta Acrobática”, da Cia Sabatino Bros, mostra um carteiro à moda antiga com muito trabalho a fazer em meio a cartas que falam, caixas que se acumulam e a sua bicicleta que parece ter vida própria. O carteiro transforma o cotidiano em poesia e circo com manobras de tirar o fôlego, muita música e um clima de nostalgia e humor.

2ª Semana

A segunda semana de apresentações já começa na segunda-feira (16), às 10h e às 16h, com “O Maior Artista da Terra”, da Cia Sabatino Bros. O espetáculo bem-humorado mescla técnicas de teatro, ginástica olímpica, música e dança por meio de esquetes apresentadas por dois palhaços, cada um com o desejo de ser o maior artista da Terra.

Na terça-feira (17/9), às 13h30, a Cia Las Titis vem com “Magavilha”, que mostra a personagem Carmela à espera do início do show de um mágico que não aparece. Curiosa, ela bebe uma poção que a transforma na protagonista do espetáculo com números de mágica e dança recheados de comicidade. A trilha sonora da apresentação tem elementos rítmicos do nordeste brasileiro, elementos circenses e viaja por diversos estilos musicais.

Sexta-feira (20/9), às 20h, a companhia Gumboot Dance Brasil apresenta “Elevados”, que mostra o percurso de uma menina negra que decide caminhar por longas distâncias, atravessando mundos para chegar ao topo da montanha e dançar para os deuses da chuva. O Gumboot é uma técnica de dança popular sul-africana que surgiu entre os trabalhadores das minas de ouro e carvão de Durban e Joanesburgo. É caracterizada pela batida das botas de borracha, produzindo sons e coreografias executadas com os pés e as mãos.

No sábado (21/9), às 20h, uma grande atração: a “São Paulo Companhia de Dança”, eleita na temporada de 2018/2019 como melhor companhia de dança na França ao receber o Grand Prix de la Critique, e como uma das melhores companhias de dança da Europa, quando recebeu, no mesmo período, o Critics’ Choice of Dance Europe.

A companhia traz três espetáculos em sequência.  “Ver o Ar Ouvir o Verão” é uma tentativa de coreografar o ar, uma partitura coreográfica criada por Eduardo Fukushima a partir de sua pesquisa com práticas corporais chinesas e japonesas, entrelaçando questões da dança contemporânea e da performance, a partir de múltiplas referências.

“Pas de Deux de O Corsário”, coreografia da São Paulo Companhia de Dança a partir do original de 1858 de Marius Petipa (1818-1910), é o segundo ato da obra e apresenta o virtuosismo técnico dos intérpretes. “Agora” explora a palavra tempo em seus possíveis significados: musical, com dinâmicas e sonoridades; cronológico, com lembranças e expectativas; temperatura, com diferentes graus e intensidades. A coreógrafa esculpe os movimentos no corpo de cada bailarino a partir dos ritmos musicais da trilha composta por Sebastian Piracés, que utiliza bateria e elementos de percussão afro-brasileiros, misturados ao rock contemporâneo e ao canto. A obra recebeu o Prêmio APCA de Melhor Coreografia de 2019.

O domingo (22) começa cedo, às 19h, com “Cerrado Mundo Mágico”, da Giro 8 Cia de Dança. Esse é o primeiro espetáculo infantil e sexto da premiada companhia. Em um cenário lúdico e imaginário, ambientado com projeções de vídeo, a obra se desenvolve a partir da perspectiva de apresentar o cerrado e seus animais em meio à luta pela sobrevivência causada pelas queimadas, trazendo uma reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente.

O Festival Dança e Movimento continua até 30 de setembro, com muitas atrações. Para conferir a agenda completa, o endereço e os horários das apresentações, acesse o link: pesnochao.org.br/agenda/

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Chuva intensa coloca São Sebastião em estado de alerta e provoca quedas de árvores e falta de energia

São Sebastião entrou em estado de alerta neste fim de semana após registrar chuvas intensas…

14 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela registra 30 quedas de árvore com chegada da frente fria

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, informa que, devido à forte chuva…

14 horas ago

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros resgatam 12 pessoas em área alagada de Ubatuba

Famílias desalojadas na região do Taquaral estão abrigadas na EM José Simeão Conforme previsão da…

17 horas ago

Serra Antiga da Tamoios está temporariamente interditada por alto volume de chuvas

Fluxo está sendo feito pela Serra Nova com Operação Comboio A Concessionária Tamoios informa que,…

17 horas ago

TV Câmara estreia neste sábado o programa ‘A Cara de Caraguá’ para celebrar os 168 anos de Caraguatatuba

Em comemoração aos 168 anos de Caraguatatuba, comemorado dia 20 de abril, a TV Câmara…

1 dia ago

Jornalista é preso após descumprir medida protetiva em Ilhabela

A Polícia Civil de Ilhabela, por meio do Setor de Investigações, efetuou a prisão de…

1 dia ago