O feriado prolongado teve um resultado positivo em Caraguatatuba com a realização da 16ª edição do Festival da Tainha. Nos cinco dias da festa, passaram pela Praça de Eventos do Porto Novo em torno de 35 mil pessoas, que consumiram mais de 16 toneladas do peixe, movimentando cerca de R$ 750 mil. Mais quatro toneladas foram comercializadas nos Entrepostos de Pesca do bairro e do Camaroeiro.
A festa também gerou mais de 410 empregos diretos e ainda movimentou o comércio local com diversas empresas beneficiadas, indiretamente, como supermercados, distribuidora de bebidas, comércios em geral que venderam os insumos para os preparos dos produtos, além de hotéis e colônias de férias que receberam hóspedes para o festival.
Dados da Secretaria de Turismo mostram que as 13 barracas gastronômicas trabalharam com 140 moradores entre churrasqueiros, cozinheiras, ajudantes, atendentes e garçons. Foram, ainda, 60 profissionais das equipes de montagem das tendas, som e Iluminação, elétrica, segurança, limpeza, decoração, bombeiros civis e Samu.
O Festival da Tainha contou também com 30 apresentações musicais, com envolvimento de 140 músicos, além de 28 barracas de artesanato com 40 expositores.
Na Tenda da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca foram oito bancadas com 25 produtores locais que venderam cerca de R$ 20 mil em produtos.
A festa também movimentou o Espaço Kids com 10 pessoas trabalhando com infláveis, pipoca e balões para a criançada.
Para o comerciante Diogo Cabelo Dias Neto, o Alemão, que estava com uma tenda de tainha no espaço, o Festival superou as expectativas. . “O movimento foi bom, tem muita gente passando por aqui e consumindo. Isso é muito importante”.
Um desses consumidores foi o senhor Nélio, morador da Massaguaçu que há cinco anos frequenta a festa. “Acho a festa muito boa, participo há mais de cinco anos e fico esperando a oportunidade de saborear os pratos”. Ele levou duas tainhas recheadas para o almoço.
O Festival da Tainha é organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e contou com o envolvimento das equipes das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Sesep, Fundacc, Comunicação, Saúde, Mobilidade Urbana e Gabinete.
O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Bota, destaca que esse festival fortalece a cultura caiçara, incentiva o Turismo e movimenta a economia, principalmente na região sul.
Na avaliação do presidente da Assopazca, Stefano Mattiazzo Bolognini, o Tuta, o evento superou todas as expectativas. “Vedemos mais de 20 toneladas de Tainha na festa e nos entrepostos de pesca, tivemos movimento o dia todo, então, foi melhor ainda que o esperado”.
O prefeito Aguilar Junior destacou a importância do evento que uniu o que se tem de melhor. “Temos pescadores, produtores rurais, músicos, artesãos, todos aqui de Caraguá”. Ele ainda apontou que a prefeitura, pensando em dar maior comodidade aos visitantes, aumentou e mais 500 metros quadrados o espaço da festa.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Escola de Governo e Gestão da Secretaria…
O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto se transformou em um espaço de celebração da…
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na última terça-feira (19/11) o descongelamento de núcleos…
Um caminhão baú colidiu no barranco no km 115,5 da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego…
Maioria das ações registradas entre julho e outubro está relacionada a registro de candidatura, prestação…
Pesquisa foi divulgada pela CNT A Rodovia dos Tamoios (SP 099) foi considerada a segunda…